O que é o ponto de Leitura Saber Aprender?
SABER APRENDER é um programa da Praticável reconhecido pelo Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura como Ponto de leitura e faz parte da Rede de Biblioteca Viva – plataforma virtual de acompanhamento, interlocução e interação das iniciativas de livro e leitura por todo o Brasil. O projeto foi agraciado no I concurso 2008 – Edição Machado de Assis que beneficiou a Praticável com um acervo de livros infanto juvenis, 1 computador, 1 impressora, pufes e mobiliário básico. O Ponto de Leitura Saber Aprender está localizado na comunidade do Morro dos Prazeres, no bairro de Santa Teresa - Rio de Janeiro.
Os livros recebidos do Ministério da Cultura (Ponto de Leitura) foram catalogados em janeiro e fevereiro de 2010 por 3 jovens multiplicadores moradores da comunidade do Morro dos Prazeres, que organizaram o espaço e registraram de forma digital os títulos e autores do nosso acervo.
Construção do trabalho
Visitas a prefeitura e escolas públicas do município do RJ.
Diálogo com representantes da secretaria municipal de educação, coordenadores pedagógicos, educadores e direção da escola, para solicitar autorização e parceria com a SME e apresentar projeto do Ponto de Leitura SABER APRENDER.
- Visita a prefeitura do RJ - Fomos recebidos pela Senhora ª Mariza Lomba e Simone Monteiro.
- Visita a Primeira CRE - Fomos recebidos no gabinete da SRª Lucia Helena que aprovou a iniciativa e indicou algumas escolas do amanhã para as apresentações.
- Visitas ao CIEP Pedro Varella – Localizado no bairro da Lapa no RJ. Primeira CRE do município. Agendado evento “Cores Literatura e Alegria nas escolas Públicas” para abril após Semana Santa pela coordenadora pedagógica Elizabeth.
- Visita ao CIEP Tancredo Neves. Localizado no bairro do Catete. Segunda CRE do município do RJ Fomos recebidos pela Coordenadora pedagógica Ana Lúcia e responsável pela sala de Leitura Marcela. Agendado evento para abril pela coordenadora pedagógica Ana Lúcia.
Ensaios de teatro para formação do espetáculo de contação de histórias da Troupe Leitores da Felicidade
De duas a três vezes semanais, no período de janeiro de 2009 a março de 2010, e em julho, agosto e setembro, na associação de moradores na comunidade do Morro dos Prazeres.
Houve recesso na semana próxima ao carnaval no mês de fevereiro e quando houve enchentes e desabamento na comunidade do Morro dos Prazeres, e o espaço precisou ser cedido para abrigar doações para os desabrigados.
Diminuímos as atividades no espaço da comunidade no período da enchente no Morro dos Prazeres, já que este fato atrapalhou o andamento do nosso trabalho. Em contrapartida ampliamos nossa ação nas escolas públicas e atendemos um numero expressivamente maior de crianças.
Adaptamos a proposta do Ponto de leitura para uma biblioteca Intinerante e ampliamos o número de atendidos ,conforme fotos e página de Histórico do grupo Leitores da Felicidade.
O Público médio por escolas foi de 400 crianças. Em 2010 apresentamos o evento literário em 6 escolas municipais do Rio de Janeiro.
Para 2011 com apoio da FUNARTE o grupo pretende levar mais histórias para escolas do interior do Rio de Janeiro e para o estado do Paraná.
O Ponto de Leitura foi selecionado e vai receber o prêmio de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura. A partir da premiação está previsto 4 eventos literários de contação de Histórias no formato de Literatura de Cordel nas escolas do município do Rio de Janeiro. Aguardem!!!