Histórico da Troupe Leitores da Felicidade




A Troupe Leitores da Felicidade foi fundada em 2009 por Fernanda Oliva,coordenadora do Ponto de Leitura Saber Aprender da OSC Praticável.O primeiro trabalho do grupo foi realizado com apoio do Instituto Desiderata.




Em 2009 10 alunos  da Praticável foram capacitados no Ponto de Leitura Saber Aprender para serem contadores de histórias e desenvolver  atividades de facilitador e multiplicador educacional.




O resultado vocês podem conferir abaixo!









Ainda em 2009 o trabalho foi reconhecido e recebeu o prêmio  do Ministério da Cultura -Areté Cultura Viva  para desenvolver nas escolas públicas abaixo o projeto:Cores , Literatura e Alegria nas Escolas Públicas


 Escola Municipal Julia Lopes de Almeida – 14 de outubro de 2009.  O evento aliou-se as comemorações do dia das crianças e do dia do mestre. Além do espetáculo de contação de histórias, houve exposição de livros, brincadeiras, ciranda, interação com o público infanto juvenil, distribuição de brinquedos e revistas. A escola ofereceu um bolo no fim do evento para todos confraternizarem o dia das crianças e do educador. Participaram em torno de 150 aluno em cada turno. 

Escola Municipal Estados Unidos03 de novembro de 2009Localizada no Rio Comprido RJ - Primeira CRE do município do RJ. Responsável Angela Costa e Márcia.Duas apresentações foram realizadas. No turno da manhã para educação infantil e no turno da tarde para o primeiro, segundo e terceiro ano. Participaram em torno de 200 alunos em cada turno. Houve brincadeiras, exposição de livros e distribuição  de revistas em quadrinhos.



CIEP Pedro Varella – Foi agendado para o dia 8 de abril de 2010, porém diante das enchentes que ocorreram no Rio de janeiro as escolas só reabriram na semana seguinte a pedido do prefeito da cidade. O evento foi reagendado pela coordenadora pedagógica Elizabeth para o dia 20 de abril de 2010. Foram realizadas 3 sessões de contação de histórias com atividades lúdicas e ciranda no término de cada apresentação. As sessões foram divididas da seguinte forma: 1º e 2º ano, 3º, 4º e 5º ano e educação infantil.Foi um sucesso!



Gravação de Contação de Histórias no programa do ZIRALDO- TV Brasil.




 Em 07 de setembro de 2009, a Troupe Leitores da felicidade foi convidada para apresentar parte das histórias contadas no evento “Cores Literatura e alegria nas escolas Públicas”. Ziraldo ficou encantado com o grupo e figurino do Curupira. entrevistou Fernanda Oliva e a fez tirar o nariz em cena. Uma tristeza para un clown!!!




O programa foi ao ar na Tv Brasil duas vezes em março de 2010.         



Fernanda Oliva  - Estudantina , entrevistada pelo Ziraldo



Interação com  Cine Santa e com o Ponto de Cultura Crescer e Viver

A capacitação da Troupe Leitores da Felicidade em técnicas circenses foi realizada de acordo com a Carga horária prevista na Lona do Ponto de Cultura Programa social Crescer e Viver no período de 8 de agosto a 03 de outubro de 2009. Os adolescentes multiplicadores aprenderam a fazer a pirâmide humana, técnicas de mala bares, acrobacias de chão e a andar em perna de pau. As técnicas aprendidas foram inseridas no espetáculo, principalmente durante as transições de uma história para outra e nas coreografias musicais. 

O grupo também tem seus momentos culturais. Foram assistir o Contador de Histórias e Avatar no Cine Santa.

Em 2010 em parceria com a prefeitura do Rio, o Ponto de Leitura Intinerante Saber Aprender  levou o espetáculo de Contação de Histórias para as seguintes escolas:

 Apresentação na sala de leitura 
CIEP TANCREDO NEVES

CIEP Tancredo Neves –  13 de abril de 2010. Foram realizadas 3 sessões do espetáculo. Uma para crianças do 1º e 2º ano. Outra para 3º, 4º e 5º ano e uma para educação infantil.


 CIEP - Doutor Antoine Magarinos Torres Filho

 Foram realizadas duas sessões do espetáculo para atender toda a escola. Aproximadamente 400 crianças assistiram ao espetáculo e participaram das atividades lúdicas.

  
ESCOLA MUNICIPAL VITAL BRASIL
Fomos recebidos pela diretora e pelas educadoras, Maria de Fátima e Lenita Souza. Foram desenvolvidas duas apresentações para dois grandes grupos de alunos.

 “É muito importante que as crianças conheçam sua própria cultura. Nesse mundo globalizado em que estamos vivendo é cada vez mais comum conhecermos e valorizarmos outras culturas antes mesmo de conhecermos a nossa cultura popular brasileira tão vasta e rica. Através da apresentação teatral, contação de histórias e artes é possível despertar o interesse das crianças em conhecer e gostar de sua cultura. E acima de tudo, fazê-la compreender que nenhuma cultura é melhor que a outra, mas diferente!”                                     
Mariana Abreu Lousada – EDUCADORA- Escola Municipal Vital Brasil

ESCOLA MUNICIPAL PEREIRA PASSOS 
Fomos recebidos em 15 de setembro pela educadora Débora Almeida com apoio da diretora geral - Sheila, diretora adjunta – Andréa e coordenadora pedagógica Márcia. O Público beneficiado foram 4 turmas do primário do turno da manhã. Abaixo email com depoimento da educadora que nos acompanhou durante as atividades.




“Querida,
A apresentação foi linda! As crianças amaram, as professoras e a direção se encantaram. Foi muito legal. O pessoal saiu muito aplaudido e deixou saudades. A equipe é talentosa, competente e muito carinhosa com as crianças. Agora estamos lidando com os ciúmes dos professores da tarde, que reinvidicaram uma apresentação para os alunos deles.
Gostaria de agradecer imensamente a você, Fernanda. Hoje, as crianças da Escola Municipal Pereira Passos tiveram um dia interessante, divertido e educativo, enfim, maravilhoso.
Muito obrigada.

Beijos, beijos e mais beijos.
Débora Almeida
Atriz, Professora de Teatro e Produtora Cultural”.




AS BRINCADEIRAS E DINÂMICAS




Os alunos do primeiro ao quinto ano participaram das dinâmicas e brincadeiras!







Foi um dia feliz e cheio de música e leitura.