O debate, no Auditório Moniz Aragão, reuniu Sérgio Costa e Silva, responsável pelo Projeto Música no Museu; Gustavo Peres, contemplado pelo Prêmio Interações Estéticas com Livros de Artista; Vânia Veloso, que representou a jovem Fernanda Oliva em seu trabalho Leitores da Felicidade: Alegria e Literatura, contemplada pela Bolsa Funarte de Circulação Literária; e Wilson Belém, do Ponto de Cultura Tear.
A professora Vânia Veloso falou sobre o projeto que ela e Fernanda Oliva fazem no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e que já dura 10 anos. O método consiste em ler e interpretar as histórias fazendo um trabalho cognitivo. O foco são as lendas, que fazem parte do folclore brasileiro. Segundo Vânia, as lendas são originárias da cultura grega e só as adaptamos aos biomas e ao ecossistema brasileiro. No processo de ensino, as educadoras contam com uma trupe de palhaços que ajudam na dramatização das histórias e que se aproximam da linguagem das crianças. “Muitos alunos que participaram do projeto se tornaram multiplicadores deste processo de ensino” conta, emocionada, a professora.
O debate, no Auditório Moniz Aragão, reuniu Sérgio Costa e Silva, responsável pelo Projeto Música no Museu; Gustavo Peres, contemplado pelo Prêmio Interações Estéticas com Livros de Artista; Vânia Veloso, que representou a jovem Fernanda Oliva em seu trabalho Leitores da Felicidade: Alegria e Literatura, contemplada pela Bolsa Funarte de Circulação Literária; e Wilson Belém, do Ponto de Cultura Tear.
ResponderExcluirA professora Vânia Veloso falou sobre o projeto que ela e Fernanda Oliva fazem no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e que já dura 10 anos. O método consiste em ler e interpretar as histórias fazendo um trabalho cognitivo. O foco são as lendas, que fazem parte do folclore brasileiro. Segundo Vânia, as lendas são originárias da cultura grega e só as adaptamos aos biomas e ao ecossistema brasileiro. No processo de ensino, as educadoras contam com uma trupe de palhaços que ajudam na dramatização das histórias e que se aproximam da linguagem das crianças. “Muitos alunos que participaram do projeto se tornaram multiplicadores deste processo de ensino” conta, emocionada, a professora.